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Descrição
Em Catan os jogadores tentam ser a força dominante na ilha de Catan, construindo estradas, vilas e cidades. Em cada turno, os dados são rolados para determinar quais recursos a ilha produz. Os jogadores coletam esses recursos - madeira, trigo, tijolo, ovelha ou pedra - para construir suas civilizações, chegar a 10 pontos de vitória e ganhar o jogo.
O jogo é composto por um tabuleiro modular em tiles hexagonais, cada uma mostrando um recurso ou o deserto, sendo que cada tile recebe um número. No início do jogo cada jogador coloca duas vilas e duas estradas nas interseções ou bordas dos tiles hexagonais.
Um turno consiste em rolar dados, coletar recurso com base nos resultados dos dados e nos números que estão em cada tile, negociar mercadorias (com porto, banco ou outros jogadores), construir estradas, vilas e cidades, e comprar e usar cartas de desenvolvimento. Se um 7 é rolado, o jogador ativo move o ladrão para um novo terreno (é obrigatório mover. Não é permitido deixar o ladrão parado no mesmo lugar) e rouba uma carta de recurso de outro jogador que tenha alguma construção naquele terreno. Novas vilas e cidades aumentam a produção de matérias primas, que são negociadas, e a constante troca de mercadorias cria oportunidades para todos. A todo momento surgem novas estradas, vilas e cidades.
Os pontos são acumulados pela construção de vilas e cidades, pela estrada mais longa, e o maior exército, reunindo-se determinadas cartas de desenvolvimento. Quando um jogador conseguiu acumular 10 pontos ele reivindica a vitória.
COMPONENTES:
19 hexágonos de terrenos
6 peças de mar
18 marcadores numéricos circulares
95 cartas de recursos (19 de cada recurso: minério, trigo, madeira, ovelha, tijolo)
25 cartas de desenvolvimento (14 cartas de cavaleiro, 6 cartas de progresso [2 Invenção, 2 Monopólio e 2 Construção de Estradas], 5 cartas de pontos de vitória)
4 cartelas de custos de construção
2 cartelas especiais: "Maior Estrada" e "Maior Cavalaria"
16 cidades (4 de cada cor)
20 aldeias (5 de cada cor)
60 estradas (15 de cada cor)
2 dados
1 ladrão
1 manual de regras
1 almanaque
-Idade: 10+
-Tempo: 90 min
-Jogadores: 3 a 4
-Designer : Klaus Teuber
-Artista : Michael Menzel, Volkan Baga, +9
-Editora : Devir Brasil
-Domínios: Jogos Expert, Jogos Família
-Mecânicas: Construção de Redes e Rotas, Negociação, Rolagem de Dados, Tabuleiro Modular, Produção Aleatória, Corrida, Grade Hexagonal, Preparação Variável, Rendimentos, Ordem do Turno: Progressivo